Notícia

 

Reconstituição do Painel da Toca do Pinga do Boi e possibilidades de situar cronologicamente as pinturas do abrigo

 

O sítio Toca do Pinga do Boi, está localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, no município de João Costa, entre as coordenadas UTMs N: 9053573 e L: 755323 .

A Toca do Pinga do Boi é um abrigo formado no arenito, no sopé da Serra Branca, tendo uma área de solo com possibilidade de escavação de aproximadamente 220m 2.

ste sítio foi cadastrado em 1974 pela equipe da Missão Francesa do Piauí. A escavação de junho de 2007, foi coordenada pela Dra. Niède Guidon. Além de grande quantidade de material cerâmico, lítico e estruturas de fogueiras, o sítio também apresentou, em seus níveis arqueológicos, fragmentos de blocos de arenito com figuras rupestres.

 

Imagem 01: trincheira 1 – sítio Toca do Pinga do Boi.

 

Esses fragmentos, que se desprenderam da parede do abrigo, foram encontrados em uma camada a cerca de 20cm de profundidade e poderão fornecer uma idade mínima para as pinturas do abrigo através da datação radiocarbônica do carvão da fogueira evidenciada no mesmo nível. As amostras de carvão foram enviadas ao Laboratório Beta Analytic e os pesquisadores aguardam o resultado.

 

Imagem 02: Fragmentos com pintura rupestre encontrados durante escavação no sítio Toca do Pinga do Boi .

 

A equipe de conservação de arte rupestre, da FUMDHAM, que atua desde 1995, sob a orientação da Dra. Conceição Lage da Universidade Federal do Piauí e que vem desde essa época atuando na limpeza e conservação dos sítios ameaçados, sobretudo, por os agentes naturais como cupim, a vespa maria pobre, fragmentação e caída de blocos da parede com pinturas, escamação e escorrimento de água sobre o paredão, realizou a reconstituição do painel pictórico com os fragmentos encontrados na escavação.

 

Imagem 03: Equipe da Conservação colando os fragmentos.

 

Todo o processo de montagem de painéis realizadas no PARNA Serra da Capivara segue uma metodologia criteriosa, baseada nas leis de conservação e preservação recomendadas nas Cartas Patrimoniais.

 

Imagem 04: Equipe da Conservação colando os fragmentos .

 

As pinturas rupestres do painel são características da Tradição Nordeste, complexo estilístico Serra Talhada e estilo Serra Branca. Observa-se também a presença de grafismos puros.

 

Imagem 05: imagem do painel do sítio Toca do Pinga do Boi antes da reconstituição.

 

Imagem 06: imagem do painel do sítio Toca do Pinga do Boi depois da reconstituição.

 

Abaixo, os nomes dos técnicos da equipe de Conservação da FUMDHAM, que foram responsáveis pela realização deste trabalho :

Jorlan da Silva Oliveira
Elizangela Ferreira dos Santos
Décio de Sousa Mata
Carlos Gadelha de Negreiros Mendes
Rogério de Oliveira Paes
Adelson dos Santos Miranda
Raimundo de Lima Miranda Júnior

 

 
ABAR© 2006